Parque Vila Velha – PR

O cerne da primeira edição do projeto Circuito Terra Instrumental dá voz à convergência entre arte, criatividade e ineditismo com a identidade paranaense. A confluência harmônica dos aspectos culturais, identitários e naturais do Paraná será celebrada no videoclipe da música inédita, criada pelos compositores da cena instrumental paranaense, participantes desta edição. A gravação ocorrerá no Parque Estadual de Vila Velha, um dos destinos turísticos mais icônicos do Estado e principal atração do município de Ponta Grossa, onde está localizado. Primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953 e tombado em 1966 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, este local emblemático, consiste no ambiente-síntese de uma proposta que valoriza o Paraná e sua contribuição para o país, tanto pelo patrimônio ambiental e histórico, como pela produção artística e cultural.

Sendo de fácil acesso por estradas asfaltadas, o parque está situado a 23 km do centro da cidade de Ponta Grossa e a 90 km de Curitiba. Seus 3.800 hectares de área  abriga um importante complexo geológico, que consiste em um conjunto de rochas areníticas que se elevam a até 30 metros de altura e datam de 300 milhões de anos atrás, além das formações denominadas furnas, que consistem em imensas crateras escavadas no solo, a maior com 100 metros de profundidade, formadas há 400 milhões de anos. Toda esta área era um mar interior, origem do material arenoso abundante na região.

Os arenitos são a principal atração do parque, pois consistem em monumentais esculturas naturais esculpidas pelo vento e pelas chuvas. Sua cor avermelhada deve-se à deposição de óxido de ferro (cimento ferruginoso) ao longo das eras. As atividades eólica e pluvial se encarregaram de conferir diferentes formas as rochas, como a “Tartaruga”, o “Camelo”, o “Leão”, a “Bota”, a “Esfinge”, a “Cabeça de Índio” e a “Taça”, símbolo de Vila Velha. Visto de longe, o conjunto rochoso lembra as ruínas de uma antiga cidade medieval, que inspirou o nome do parque.

Além dos arenitos e das furnas, o parque conta com a resplandecente Lagoa Dourada, assim chamada pelos tons que adquire ao por do sol.  O Parque Vila Velha também oferece atividades como trilhas, arvorismo, tirolesa, balão estacionário, cicloturismo e caminhada noturna, onde em noites de Lua Cheia ou Lua Nova vivencia-se uma imersão na astronomia, através de um potente telescópio e guiança de um perito no assunto. Sua ampla infraestrutura conta ainda com espaço kids, restaurante, auditório, armazém, loja de souvenires e estacionamento, entre outras comodidades.

Assim, o Parque Vila Velha e o projeto Circuito Terra Instrumental partilham da mesma visão: respeito e valorização à história e a cultura do estado do Paraná ao mesmo tempo que dão voz e lugar à expressão dos artistas paranaenses. Identidade, Arte e Natureza em completa sinergia.

PATROCÍNIO

COORDENAÇÃO

PRODUÇÃO

REALIZAÇÃO

Skip to content